Quarto Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva

Idealizadores


Promoção

Universidade do Estado de Santa Catarina

  • Centro de Educação à Distância (CEAD)
  • Centro de Artes, Moda e Design (CEART)
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)
  • Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade  (PROEX)
  • Secretaria de Comunicação
  • Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC)

Universidade do Vale do Itajaí

  • Núcleo de Acessibilidade – (NAU) 
  • Escola do Mar, Ciência e Tecnologia

Fundação Catarinense de Educação Especial

  • Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP)
  • Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)
  • Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com  Deficiência Visual (CAP)
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE)
  • Gerência de Tecnologia (GETEC)
  • Gerência de Pesquisa e Conhecimento Aplicado (GEPCA)
  • Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE)
  • Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE)
  • Núcleo de Gestão de Projetos

 

Idealizadores/Apoio

O CBTA é uma ação da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: ações integradas entre Engenharia Mecânica e Design - CAPES/PGPTA 59/2014 congregando pesquisadores da UFPR, UFSC,  UTFPR, UNESP-Bauru e UDESC. A Primeira edição (2016), objetivou reunir profissionais com interesse em pesquisas em tecnologia assistiva (TA), oriundos de diversas áreas do conhecimento.

A Quarta edição (2023), terá como temática principal a pesquisa em educação envolvendo TA, especialmente a educação especial na perspectiva inclusiva.

Aspira-se integrar o conhecimento multidisciplinar em prol da funcionalidade, autonomia, independência e inclusão da pessoa com deficiência, incapacidade e mobilidade reduzida nos mais variados cenários da sociedade. O diálogo, amplo e aberto, entre estes diversos profissionais é a base para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva sob as perspectivas do Design Centrado no Usuário, do Design Colaborativo & Participativo, do Design Universal e do Design Universal para a Aprendizagem.